O Programa Soja Plus é fruto de parcerias institucionais entre produtores rurais, indústria, sociedade civil, academia e instituições financeiras, para o desenvolvimento de uma agenda sustentável comum. Existe um trabalho de estreita coordenação das atividades entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação dos Produtores de Soja e Milho do estado de Mato Grosso (Aprosoja/MT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT/MS), a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Minas Gerais (Faemg), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

Podemos citar muitos benefícios para quem participa do Soja Plus, a exemplo dos listados abaixo:

Produtores Rurais
Recebem cursos, treinamentos em dias de campo e assistência técnica individual de forma gratuita e com isso valorizam o imóvel rural, ganham maior eficiência nas práticas agrícolas e na conservação da vegetação nativa, da fauna, dos solos e dos recursos hídricos.

Associações e Cooperativas de Produtores Rurais
Fortalecimento institucional e participação efetiva na gestão das propriedades associadas.

Consumidores
Satisfação de consumo por um produto sustentável.

Governo
Regularização socioambiental das propriedades rurais e parceria com a iniciativa privada para apoio ao desenvolvimento de políticas públicas.

Empresas do Setor
Sustentabilidade do agronegócio, fortalecimento da parceria com o produtor, atendimento às politicas de sustentabilidade da empresa e demandas de mercado.

Universidades e Instituições de Pesquisa
Desenvolvimento de projetos acadêmicos e científicos, interação dos alunos e pesquisadores com o agronegócio e oferta de estágios para assistência técnica nas fazendas participantes.

ONGs
Promoção de ações técnicas e científicas voltadas para a conservação da natureza e qualidade de vida das pessoas, conciliando o uso dos recursos naturais com o desenvolvimento ambiental e socioeconômico.

Agentes Financeiros
 Parceria com o produtor e oferta de crédito.