Soja Plus na Mídia

Estado do MT dá um passo à frente na gestão da propriedade

Estado do MT dá um passo à frente na gestão da propriedade

16/12/2011

O estado está dando um passo à frente no sentido de melhorar a eficiência na gestão da propriedade rural por meio do Programa Soja Plus, de gestão das fazendas de Mato Grosso. Instituído em 2010, o programa apresenta para os produtores rurais os passos necessários para que sua atividade esteja totalmente alinhada com as legislações ambiental e trabalhista. A partir da união da Aprosoja com a Associação Brasileira de Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação Nacional de Exportadores de Cereais (Anec) e o Instituto Ares, o Soja Plus lista uma série de critérios de gestão que garantem ao agricultor a melhoria contínua da produção de soja.

Em 2011, cerca de 1.500 produtores de soja de Mato Grosso foram atendidos pelo Soja Plus com o fornecimento de materiais didáticos, realização de oficinas de campo e diversos cursos. O primeiro módulo do programa tratou de normas trabalhistas, saúde e segurança ocupacional.

A adesão dos produtores foi tamanha que foi preciso organizar turmas extras para dar conta da demanda. Entre julho e agosto deste ano, foram realizadas 19 oficinas nas quatro regiões do estado para apresentar o programa e identificar as principais necessidades dos produtores para se ajustar à Norma Regulamentadora 31 (NR-31), a legislação trabalhista rural. Inicialmente, a meta era agendar 17 turmas nos municípios que contam com núcleos da Aprosoja, mas a crescente demanda acabou resultando na abertura de mais seis turmas.

Os cursos do Soja Plus foram ministrados por educadores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), que também é parceiro do programa. Além do Senar, novos parceiros se associaram à iniciativa, como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Instituto Algodão Social (IAS).

Em 2012, a ênfase será dada às melhores práticas de produção, planejamento de construções rurais e continuidade das ações de qualidade de vida no trabalho. A aprovação do novo marco regulatório ambiental - o Código Florestal - permitirá desenvolver atividades para adequar a propriedade rural à nova legislação, o que proverá a almejada segurança jurídica.

O Soja Plus é um programa de melhoria contínua, não é uma certificação, e não tem custo para o produtor. Tem o intuito de se tornar o maior projeto em matéria de gestão da propriedade rural do país em um horizonte de dez anos. O avanço do agronegócio com o Soja Plus vai sedimentar o modelo de competitividade, preparando o produtor para atender às demandas por produtos mais sustentáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental.

Contato:

Fonte: