Soja Plus na Mídia

Oficinas trazem bons resultados no campo

Oficinas trazem bons resultados no campo

16/12/2011

A equipe do Programa Soja Plus encerrou nesta semana a terceira rodada das oficinas de rotinas trabalhistas e segurança do trabalho nas regiões Sul, Oeste e Norte do estado. Até o momento 550 pessoas participaram dos encontros, ocorridos desde o mês passado. Na próxima semana, as oficinas serão retomadas na região Leste. A iniciativa prevê a capacitação dos produtores rurais e agentes administrativos das propriedades. As informações têm propiciado resultados satisfatórios aos participantes.

O produtor do município de Santo Antônio do Leste, Miguel José Brunetta, disse que a segurança trabalhista está garantida em sua propriedade. Segundo ele, as informações já estão sendo implantadas pelo setor administrativo e serão repassadas aos outros produtores da região que não puderam participar. Hoje em dia a propriedade emprega seis funcionários.

Para o administrador rural, Ricardo Nedeff, as dúvidas que ele tinha relacionadas à segurança do trabalho foram esclarecidas. No caso dele, o pagamento das horas extras era o principal o assunto. “As informações repassadas pelas oficinas serviram para corrigir erros e adequar a propriedade às normas”, disse ele. O grupo em que trabalha possui propriedades nos municípios de Campo Verde e Jaciara. No total emprega 15 funcionários.

O Programa Soja Plus visa melhorar os processos de gestão nas propriedades, evitando que, tanto proprietários como trabalhadores rurais, tenham problemas judiciais trabalhistas e ambientais. Os principais temas abordados são: qualidade de vida no trabalho, melhores práticas de produção e serviço, viabilidade financeira e econômica, além da qualidade do produto e responsabilidade social.

As oficinas técnicas surgiram a partir de uma preocupação com a melhoria contínua dos processos de produção e da gestão das propriedades rurais. As inscrições para as oficinas e cursos do Soja Plus podem ser feitas nos Sindicatos Rurais dos Núcleos da Aprosoja.

O Soja Plus é um programa desenvolvido em parceria pela Aprosoja, Associação Brasileira da Indústria de Oleaginosas (ABIOVE), Associação dos Exportadores de Grãos (ANEC), Instituto para o Agronegócio Responsável (ARES). Sendo que ainda conta com a parceria do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar/MT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Instituto Algodão Social (IAS) e do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

Contato:

Fonte: