Soja Plus na Mídia

Programa Soja Plus

Programa Soja Plus

27/06/2012

O que é: O programa Soja Plus foi criado, em 2010, por meio de uma parceria entre a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (APROSOJA), Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar), com o intuito de promover e fomentar a gestão econômica, social e ambiental nas propriedades rurais e nos outros elos do setor, garantindo a melhoria contínua dos processos de produção, transformação e comercialização da soja brasileira. O Soja Plus conta com a parceria das seguintes instituições: Associação Nacional de Exportadores de Cereais (ANEC), Fundação MT, Instituto para o Agronegócio Responsável (ARES), Embrapa Soja, Instituto Algodão Social e Universidade Federal de Viçosa.

Objetivos: Apoiar a gestão transparente e participativa da propriedade rural, em âmbito nacional, para produzir produtos cada vez mais sustentáveis; gerar um processo de melhoria gradativa e contínua dos aspectos ambientais, sociais e econômicos da produção a partir de uma melhor gestão da propriedade rural.

Como Funciona: As ações que compõem o Programa Soja Plus são implantadas em estreita parceria com os produtores rurais, governos estadual e municipais, sociedade civil, indústria e comércio, instituições de pesquisa, ensino e extensão, de forma totalmente gratuita.

As ações do Programa Soja Plus são: divulgar e sensibilizar o produtor sobre a importância de uma boa gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural; produzir e distribuir material técnico para implementação de melhores práticas agrícolas; oferecer ferramentas de gestão da propriedade rural; formar agentes multiplicadores; organizar treinamentos e dias de campo; organizar troca de experiências entre produtores e estabelecer referenciais comparativos; oferecer apoio técnico de orientação aos produtores através da contratação de supervisores de campo; divulgar anualmente os avanços obtidos (boletins estatísticos; encontros de participantes; certificados emitidos e selos de qualificação); prospectar incentivos financeiros (ex: crédito de carbono e pagamento por serviços ambientais) para os produtores que atingirem um grau elevado de gestão e que buscam um mercado diferenciado.

O resultado geral esperado com a implantação do Programa Soja Plus é contribuir para a conservação dos recursos naturais, a governança das atividades produtivas e o bem-estar social de trabalhadores, produtores rurais e comunidades locais. O Soja Plus foi concebido para estimular a produção sustentável segundo requisitos de desempenho ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis adequados à realidade brasileira. O Soja Plus aumentará as oportunidades econômicas e promoverá a maior eficiência da produção da soja brasileira.

As linhas de ação de trabalho do Programa Soja Plus estão divididas em cinco importantes áreas, que são trabalhadas gradativamente nas propriedades rurais:

a)      Qualidade de vida no trabalho

b)      Melhores práticas de produção

c)       Viabilidade financeira e econômica

d)      Qualidade do produto

e)      Responsabilidade social

Em 2011, 1.200 produtores rurais e gerentes de fazendas do Mato Grosso receberam material técnico, participaram de diversas oficinas de trabalho, cursos e treinamentos específicos sobre como realizar uma boa gestão da propriedade rural.  O primeiro módulo do programa tratou de normas trabalhistas, saúde e segurança ocupacional.

No início de 2012, o Soja Plus também foi apresentado em dias de campo com a parceria da Fundação MT para 3.800 produtores rurais, pesquisadores e estudantes. Ainda em 2012, foram contratados supervisores de campo (engenheiros agrônomos e florestais) para oferecer assistência técnica individual aos produtores rurais em melhores práticas agrícolas, adequação de construções rurais e qualidade de vida no trabalho. Os técnicos também avaliam diversos indicadores socioambientais para avaliar a evolução do nível de gestão das fazendas.

Contato:

Fonte: