Soja Plus na Mídia

Soja Plus amplia treinamento a produtores

Soja Plus amplia treinamento a produtores

27/06/2014

Para treinar funcionários de propriedades rurais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia, o programa Soja Plus - programa de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural - está finalizando um vídeo sobre segurança em trabalhos em altura e entrada em espaço confinado. A produção é financiada pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), que coordenam o Soja Plus. 

Com esse vídeo, que abrange os requisitos de segurança da Norma Regulamentadora sobre espaço confinado (NR 33) e sobre segurança para trabalho em altura (NR 35), o Soja Plus aprofunda suas linhas temáticas: qualidade de vida no trabalho, melhores práticas de produção, viabilidade financeira e econômica, qualidade do produto e responsabilidade social.

Esses são temas abordados em cursos para produtores rurais, que recebem também material informativo (placas de sinalização) e assistência técnica individual nas fazendas. Com a produção de mais este material, o Soja Plus amplia a capacitação oferecida às fazendas brasileiras.

O material didático do programa inclui outros sete vídeos sobre sustentabilidade, manuseio de agrotóxico, procedimentos seguros em oficinas, máquinas e implementos agrícolas, pulverizadores e colhedoras e construção de aceiros e prevenção de incêndios na fazenda.

Esses vídeos já foram exibidos para 4 mil produtores do Mato Grosso. Ainda neste ano, a série sobre Diálogos Diários de Segurança será distribuída para os parceiros do Soja Plus na Bahia, no Mato Grosso do Sul e em Minas Gerais. O próximo vídeo a ser produzido pela Abiove e a Aprosoja será sobre melhores práticas agrícolas.

A filmagem sobre trabalho em altura e espaço confinado, realizada em parceria entre a Abiove, a Aprosoja MT e a ADM, ocorreu na filial dessa empresa em Novo Horizonte (MT), sob a supervisão de Eduardo Matos, chefe de segurança da ADM para a América Latina, que oferece treinamento para os funcionários das fazendas atendidas pelo Soja Plus.

"Como muitos acidentes ocorrem em silos (estruturas destinadas ao armazenamento de produtos agrícolas) e moegas (recipientes onde são descarregados os grãos pelos caminhões após a colheita), a orientação é importante para a manutenção da integridade física dos funcionários. Hoje já existem muitas propriedades com esse tipo de infraestrutura, e os produtores rurais e funcionários não possuem a capacitação necessária para operar nesses ambientes", diz Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da Abiove e coordenador do Soja Plus.

 

Contato:

Fonte: