Soja Plus na Mídia

Soja Plus anuncia parceria com Earth Innovation durante Bienal da Agricultura

Soja Plus anuncia parceria com Earth Innovation durante Bienal da Agricultura

10/03/2016

Os dados relativos aos avanços do Soja Plus ficarão disponíveis a partir de outubro deste ano no site do instituto norte-americano Earth Innovation. A parceria é uma nova ferramenta de informação relativa ao programa e foi anunciada durante o 5º Seminário Nacional Soja Plus 2015, realizado durante a Bienal da Agricultura, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Desenvolvido em 2011 pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o programa tem o objetivo de fazer com que produtores rurais apliquem boas práticas em relação as legislações trabalhista e ambiental. Hoje, além de Mato Grosso, os estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia aderiram ao Soja Plus.

Segundo o gerente de Planejamento da Aprosoja, Cid Sanches, a Earth Innovation organiza base de dados municipal e certifica os números inseridos em sua plataforma, criando a partir dessa tabulação indicadores do agronegócio. "Dentro do site já existem bases de dados oficiais do governo, separadas por municípios. Estão congregados ali, por exemplo, quedas no desmatamento, número de empregados em propriedades rurais, áreas plantadas. O que nós vamos fazer é incluir números de produtores que participam do Soja Plus", explica.

Além das adesões ao programa, serão inseridos no site a quantidade de produtores que já fizeram o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e qual a percentagem de área plantada ligada ao Soja Plus. "Isso fortalece a base municipal e também é importante para o programa, uma vez que publicaremos dados dentro de uma plataforma internacional. No futuro, isso pode convergir para a alavancagem do programa e o reconhecimento do Soja Plus internacionalmente", diz Sanches.

Outro ponto importante na parceria é no Brasil enquanto exportador. "A Europa já está conversando conosco, gosta do programa e entende que ele já está em funcionamento e tem uma abrangência muito grande. Com essa plataforma, nós iremos além. Teremos dados publicados, auditados e certificado em um organismo internacional, em uma plataforma web, transparente e de fácil interpretação", afirma Cid Sanches.

Earth Innovation - A parceria com o instituto Earth Innovation foi firmada entre a Aprosoja, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT) e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

Os dados já começaram a ser inseridos, porém estarão disponíveis ao público em geral no início de outubro. O objetivo é que a cada ano no máximo dois indicadores diferentes sejam inseridos na plataforma. Atualmente, o Soja Plus em Mato Grosso tem cerca de 200 indicadores.

Contato:

Fonte: